PT denuncia propaganda antipetista em escola do DF

Por Miguel Nagib

O Partido dos Trabalhadores, principal receptador dos furtos ideológicos praticados diariamente nas escolas brasileiras nas últimas duas décadas, reagiu indignado – e com toda a razão, diga-se logo – contra o conteúdo de uma prova aplicada a alunos da 7ª série de uma escola pública do Distrito Federal.

O enunciado de uma das questões – porcamente redigido, como tudo o que vaza da pena desses molestadores intelectuais – dizia o seguinte:

“1. Leia o gráfico ‘Menos que a metade!’ (com números sobre desperdício de alimentos) e responda a seguinte questão, marcando apenas a alternativa correta: Os grandes latifúndios do PT (Partido dos Trabalhadores) roubaram das terras indígenas importantes quantidades de hectares do Mato Grosso (região em torno do Parque do Xingu). As matas nativas foram destruídas pelas queimadas para o plantio da soja e, além disso, os grandes latifúndios ainda contaminam as nascentes que originam os rios que vão alimentar as diversas etnias abrigadas no Parque Indígena do Xingu. Suponha que essas fazendas produziram este ano 10.000 (dez mil) caixas de soja. Quantas caixas chegarão ao consumidor (matematicamente falando)?”

Isso bastou para que o presidente local do PT, deputado Chico Vigilante, acionasse o diretório nacional do partido e anunciasse uma ação judicial contra o GDF.

“Estão fazendo lavagem cerebral nas nossas crianças”, acusou o petista.

É verdade; estão mesmo. E não é só no DF: no país inteiro, um exército de professores-militantes dedica uma parte preciosa do tempo em sala de aula para fazer propaganda partidária e doutrinação político-ideológica. Em época de eleição, cada aula é um comício.

Não faz muito tempo, aqui mesmo no Distrito Federal, um militante petista, professor de inglês da rede pública, chamado Ezequiel Dias Cruz, escreveu um livrinho, prontamente adotado por professores de português, filosofia, sociologia, leitura de textos e até inglês, no qual detonava os adversários políticos do PT local, entre eles o atual governador José Roberto Arruda. Financiada pelo ex-senador petista Eurípedes Camargo, a obra – da qual o Sindicato dos Professores adquiriu e distribuiu 100 exemplares – foi lida por milhares de estudantes. O assunto foi objeto de reportagem de página inteira publicada no Correio Braziliense de 10.03.2004 (clique aqui para ler).

A situação é gravíssima. Mas, considerando os interesses do partido, eu diria ao deputado – depois, é claro, de cumprimentá-lo pelo oportunismo da manifestação, agora que a grande imprensa começa a chamar a atenção da sociedade para o problema da instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos – que ele não tem com o que se preocupar. Afinal de contas, em matéria de doutrinação ideológica nas escolas, o PT está pelo menos 25 anos na frente do segundo colocado.

Além disso, com toda a certeza, o episódio – que bem pode ter sido protagonizado por um dissidente (à esquerda) do próprio PT, a julgar pelo teor ideológico do enunciado – vai servir de estímulo à militância petista nas escolas, para que se aplique com redobrado vigor à tarefa de mostrar aos estudantes onde e com quem está “a verdade”.

Estejam certos de que o PT vai sair ganhando. Já os estudantes só têm a perder com a contaminação ideológica do ambiente escolar.

A circunstância de haver-se originado no PT não desqualifica a denúncia, embora demonstre, pela enésima vez, a prática petista de acusar os adversários daquilo que eles mesmos fazem (“acuse-os daquilo que você faz; xingue-os daquilo que você é”, ensinava Lênin). O fato em si é muito grave. Cabe à Secretaria da Educação apurá-lo, punir exemplarmente os responsáveis e adotar as medidas necessárias para promover a despartidarização e a descontaminação ideológica das escolas do Distrito Federal.

Abaixo, a notícia publicada no site do PT, em 29 de novembro de 2007, e os comentários dos leitores:

Escola pública do DF ataca o PT em prova para crianças da 7ª série

O Diretório Nacional do PT vai processar o Governo do Distrito Federal (GDF) pela aplicação de uma prova, a alunos da rede pública, contendo propaganda ideológica, caluniosa e difamatória contra o partido. O GDF é governado pelo ex-pefelista José Roberto Arruda (atual DEM).

A prova foi aplicada há cerca de dois meses a crianças da 7ª série do Centro de Ensino Fundamental do Bosque, escola que fica na cidade-satélite de São Sebastião e está subordinada à Secretaria de Estado de Educação.

O ataque aparece já no enunciado da primeira questão da prova, que começa afirmando: “Os grandes latifúndios do PT (Partido dos Trabalhadores) roubaram das terras indígenas importantes quantidades de hectares do Mato Grosso (…)”.

Nesta quinta-feira (29), originais da prova chegaram às mãos do presidente do PT no DF, Chico Vigilante, que acionou o Diretório Nacional e comunicou que também tomará providências.

“Vamos exigir que o governador abra um processo interno e demita os responsáveis. Também pediremos ao MEC (Ministério da Educação) que investigue o caso. Precisamos saber em quantas escolas do DF isso está acontecendo”, disse Vigilante.

“Estão fazendo lavagem cerebral nas nossas crianças, deseducando e carregando no preconceito contra o PT”, concluiu.

Leia abaixo a íntegra do enunciado contra o partido:

“1. Leia o gráfico ‘Menos que a metade!’ (com números sobre desperdício de alimentos) e responda a seguinte questão, marcando apenas a alternativa correta: Os grandes latifúndios do PT (Partido dos Trabalhadores) roubaram das terras indígenas importantes quantidades de hectares do Mato Grosso (região em torno do Parque do Xingu). As matas nativas foram destruídas pelas queimadas para o plantio da soja e, além disso, os grandes latifúndios ainda contaminam as nascentes que originam os rios que vão alimentar as diversas etnias abrigadas no Parque Indígena do Xingu. Suponha que essas fazendas produziram este ano 10.000 (dez mil) caixas de soja. Quantas caixas chegarão ao consumidor (matematicamente falando)?”

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

infelizmente não é so no DF que escolas ou integrantes destas tentam denigrir o pt e o presidente lula.aqui em sao paulo na escola onde minha filha estuda (Santo André),em uma prova de historia,a professora ilustrou com uma charge onde evidencia a falta de um dedo do presidente uma questão. assim que a prova for devolvida para minha filha corrigida,eu encaminho uma copia pra voces, porque na escola eu vou resolver falando com o mantenedor. aliás todos os dias tenho que conviver com piadinhas e brincadeiras de mal gosto em meu trabalho na prefeitura de sao paulo,que também é do governo DEM.É impressionante o numero de ataques ao governo federal. e olha que trabalho num programa de parceria com ogoverno federal,aUNIFESP mas nem isso nos salva deouvir absurdos contra o governo Lula.Lamentável!!!

00:33 | 02/12/07 | Comentado por: maria aparecida de souza

O uso de instituições educacionais com a finalidade de denegrir políticas públicas adotadas pelo governo em seus mais diversos seguimentos, tem sido ao meu ver uma das formas de atáque do DEM ao governo Lula, porém, tem tido um efeito contrário, com desfeicho de cunho publicitário, provocando debates sobre o assunto pelo país mostrando ao povo brasileiro a real importancia das políticas utilizadas pelo governo Lula.

Espero que no caso da próva, tenha o mesmo efeito. metodos associativos, hoje são normalmente identificados e descartados pelo povo brasileiro.

18:56 | 01/12/07 | Comentado por: josé carlos machado

fico triste com este tipo de professor, espero que nas 11 escolas costruidas pelo governo do PT em São Sebastião DF não esteja acontecendo este crime.

15:22 | 01/12/07 | Comentado por: Sebastião José Borges

Isso é uma vergonha…um absurdo. mas o que esperar de um (DEMO ex PFL) DEMÔNIO desesperado? que quinhentos no poder nunca fize nada pelo povo.

mas PT pecisa reagir rapido e severamente a esse tipo de gente tanto do DOMÔNIO como do PSDB e outros politicos rancorosos e preconceitosos, eassim como tada impresnsa elitizada e nogente desse país.

14:31 | 01/12/07 | Comentado por: queiroz

Fico triste pelo ocorrido na escola do bosque, pois o mesmo e mais 10 colegos foram construidos pelo governador do PT do DF(Cristovão Buarque)

01:02 | 01/12/07 | Comentado por: Sebastião José Borges

…está mais do que na hora dos dirigentes do Partido tomarem providências sérias a respeito dos abusos que são cometidos diariamente contra o PT…nós aqui embaixo é que sofremos.

19:07 | 30/11/07 | Comentado por: Carlos Monteiro do Nascimento

Sem comentários

Só podia ser do pfl

17:33 | 30/11/07 | Comentado por: henrique de oliveira

Isso é o de menos. Na escola onde leciono sou criticado por informar, de forma crítica e contextualizada, as mudanças positivas realizadas pelo arual governo federal.

13:51 | 30/11/07 | Comentado por: Betto Ferreira

Acho que essa prova deveria ser anulada e aplicada uma segunda prova juntamente com uma informação aos alunos sobre o motivo da anulação!

10:54 | 30/11/07 | Comentado por: Alberto Miranda

Isto é um absurdo! Como professor da rede pública fico indignado. Este tipo de ação deve ser punida.

23:07 | 29/11/07 | Comentado por: Sandro Inácio de Souza

Isso é um absurdo…

Mas, é de esperar o que dessa gente do DEM.

Wilson

de Tamboril-Ce.

22:18 | 29/11/07 | Comentado por: wilson

http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=9070&Itemid=195

Deixe um comentário