MST planeja ter universidade própria no RS

Matéria publicada no jornal Zero Hora, edição de 16 de maio de 2004.

*  *  *

HUMBERTO TREZZI/ ZERO HORA 

Além de conquistar mais assentamentos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se dedica a outro objetivo no Rio Grande do Sul: ter a própria universidade. A decisão definitiva sobre o local ainda não está tomada, mas os líderes apostam em Veranópolis como sede da Universidade dos Sem-Terra. A cidade serrana, a 130 quilômetros de Porto Alegre, já abriga um colégio técnico secundário dedicado à formação de ativistas do MST, a Escola Josué de Castro.

A estrutura da Josué de Castro, que abriga cerca de 350 alunos dos cursos secundários de magistério e técnica em administração cooperativista, está montada em um seminário desativado, cedido pelos frades capuchinhos. Sobram salas para novas atividades. No prédio funciona também a sede do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra), igualmente vinculado ao MST. O casarão seria apenas adaptado para acolher estudantes universitários. A proposta já foi levada ao Ministério da Educação, mas ainda sem definição do local. 

Os alunos da Josué de Castro são internos, pinçados geralmente entre filhos de acampados do MST que mostram liderança. Recebem aulas teóricas pela manhã, práticas à tarde e discutem política e ideologia à noite. 

Os estudantes recebem, entre outras, noções sobre Lutadores do Povo, pessoas que pregaram revoluções no campo, como Che Guevara, Fidel Castro e Augusto Sandino. Em setembro de 2000, durante a Semana da Pátria, os alunos desta escola do MST realizaram no desfile uma homenagem à extinta União Soviética, onde proliferavam cartazes saudando a revolução russa e estandartes com a figura de Vladimir Lênin. As manifestações assustaram parte da comunidade de Veranópolis, mas a escola continua em pleno funcionamento e com apoio de parte da população. 

A idéia do MST é de que a futura faculdade priorize cursos agrícolas, como Administração de Cooperativas ou Pedagogia voltada para pequenos agricultores. Mas estão cotados também cursos de Enfermagem e Informática. Enfermagem, por exemplo, é um dos cursos oferecidos por outra escola, situada em Braga (noroeste gaúcho) e administrada pela Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região Celeiro (Fundep), que abrigou desde a década de 80 centenas de integrantes do MST.

Deixe um comentário