Universidade Federal de Uberlândia (Dez/2008): inacreditável

InícioQUESTÃO 14

Embora o termo “terrorismo” evoque quase sempre o “11 de Setembro” e o grande “vilão” pareça se resumir a Osama Bin Laden, houve e ainda há vários outros conflitos e várias tensões políticas (de caráter nacionalista, geográfico, étnico e políticoreligioso) nos diferentes continentes. Com relação às práticas terroristas contemporâneas, marque a afirmativa correta.

A) O Exército Republicano Irlandês − IRA é um dos principais protagonistas de atentados terroristas, desde a divisão da Irlanda. Embora suas ações tenham chocado o mundo pelo grau de violência, há um princípio cristão orientando-as: o IRA não ataca civis (nem mesmo aqueles que trabalham diretamente para o governo inglês). Sua carga explosiva e fatal está direcionada aos soldados paramilitares protestantes.

B) Entre as formas de terrorismo, podem-se considerar as ameaças e os ataques de regimes supostamente democráticos a sociedades subordinadas, justificados pela existência de alianças entre essas sociedades e forças antidemocráticas. O conjunto de ações formado pelo incentivo ao consumismo e pelo afastamento das massas da participação política no exercício parlamentar também pode ser considerado uma forma de terrorismo político mais sutil.

C) Ao longo do século XX, o Oriente Médio foi considerado uma das áreas mais conflituosas do mundo. No entanto, no início do século XXI, houve a abertura de alguns acordos de paz. Houve uma trégua entre judeus e palestinos, pois o Estado Palestino finalmente pôde ser concretizado. Desde então, não há mais registros de mortes de civis na região de Gaza, como era comum nos noticiários.

D) Para o Comitê Interamericano contra o Terrorismo, as Américas devem permanecer unidas e usar todos os dispositivos punitivos disponíveis contra o terrorismo, mesmo aqueles que pareçam ferir os direitos humanos. Isso se justifica porque, apesar de não existirem práticas terroristas por causas locais, há a ameaça externa de fundamentalistas muçulmanos, vistos pelo comitê como inimigos do ocidente como um todo.

Resposta certa, segundo o gabarito: B

Deixe um comentário