Governo impõe ideologia abortista no ENADE (2008)

Todo ano o Ministério da Educação, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAE) propõe um exame (o ENADE) que avalia os estudantes de nossas universidades.

É assustador, mas é verdade. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de novembro de 2008 traz uma questão em que os estudantes são obrigados a concordar com a ideologia abortistas, sob pena de perder pontos. Trata-se da questão n. 4º da prova de História, que pode ser vista emhttp://www.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/HISTORIA.pdf

QUESTÃO 4

CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE?

As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados.

São dois os temas mais específicos para essa legislação:

(A) aborto e violência doméstica.
(B) cotas raciais e assédio moral.
(C) educação moral e trabalho.
(D) estupro e imigração clandestina.
(E) liberdade de expressão e divórcio.

A questão termina aí. Qual opção você marcaria como certa? Talvez “educação moral e trabalho” (letra C) fosse um tema importante para favorecer as mulheres.

Mas se você marcasse essa opção, erraria a questão. Qual é, então, a opção certa?

Segundo o Ministério da Educação, é a letra A: “aborto e violência doméstica”. Aborto como tema específico de “inclusão social das cidadãs”. É assim que os estudantes devem pensar. E é assim que devem responder. Se não, perdem ponto no exame.

O gabarito da prova de História pode ser verificado em http://www.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/GABARITO_HISTORIA.pdf

Deixe um comentário