Artigos

Divulgaremos neste espaço artigos relacionados à questão da instrumentalização do ensino para fins político-partidários e ideológicos.

As páginas do EscolasemPartido.org estão abertas a todos os que tenham algo a dizer sobre o tema de que nos ocupamos, não importando a faixa do espectro político-ideológico em que se situem.


Por que o pensamento pedagógico de Paulo Freire leva à doutrinação ideológica, política e partidária?

Por Jonas da Silva Azevedo * *

Resultado de imagem para paulo freireINTRODUÇÃO

Paulo Reglus Neves Freire, mais conhecido como Paulo Freire, foi um educador brasileiro, pensador e criador da tendência progressista libertadora. Paulo Freire é conhecido por "criar" um método de alfabetização que alfabetizou 300 cortadores de cana-de-açúcar em apenas 45 dias na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Baseado na experiência de Angicos, em janeiro de 1963, João Goulart, presidente do Brasil na época, chamou Paulo Freire para organizar o Plano Nacional de Alfabetização. Falecido em 1992, Paulo Freire tornou-se Patrono da Educação Brasileira por força da Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012.

Leia mais...

Escola sem Partido disponibiliza modelo de petição para garantir direito de gravar aulas

Já que o Ministério Público não faz nada, o ESP decidiu fazer alguma coisa pelas vítimas dos abusos praticados por militantes disfarçados de professores.

O modelo de petição que oferecemos abaixo visa a contribuir com o trabalho dos advogados na defesa do direito de estudantes e pais de gravar as aulas ministradas nas escolas públicas e particulares (no caso das particulares, deve ser analisado o cabimento de ação cominatória, no lugar do mandado de segurança; os fundamentos, porém, são basicamente os mesmos).

Leia mais...

Desembargadores do TJMS reconhecem a constitucionalidade do Programa Escola sem Partido

O Desembargador Sérgio Fernandes Martins, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, reconheceu a CONSTITUCIONALIDADE de lei do Município de Bela Vista-MS que aprovou o Programa Escola sem Partido.

Um dos últimos a votar em uma ação direta de inconstitucionalidade ajuizada por uma entidade sindical, o Des. Sérgio divergiu da maioria já formada, para, com base na Nota Técnica assinada por mais de 250 membros do Ministério Público de todo o pais, indeferir a medida cautelar pleiteada.

Após o voto do Des. Sérgio, três desembargadores que já se haviam manifestado pela inconstitucionalidade da lei, voltaram atrás para seguir o entendimento do voto divergente, o mesmo ocorrendo com os dois magistrados que ainda não haviam votado.

A cautelar foi deferida por maioria de votos, mas tudo indica que, no julgamento do mérito (que ainda não tem data para ocorrer), o resultado pode ser diferente.

Leia mais...

Pagina 1 de 54

 


Tomatadas

O Blog do Diniz


De olho no livro didático

Blog do Prof. Orley


Não deixe que seu professor faça isso com você.


Denuncie!


Enfim, o tema musical da educação brasileira



Biblioteca Politicamente Incorreta

O-Guia-politicamente-incorreto-da-história-da-América-Latina


 

Popular

Novidades

Contato