Acadêmicos atacam ‘doutrinação’ do Enem

Reportagem do jornal O Globo, edição de 13 de novembro de 2014

RIO - Um conjunto de questões da prova de Ciências Humanas do último Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2014) abriu um debate entre acadêmicos sobre o “direcionamento ideológico” e a “doutrinação” dos estudantes por meio do teste. O sociólogo Demétrio Magnoli, que propôs a discussão, disse considerar as respostas tidas como corretas a algumas perguntas sintomáticas do antiamericanismo, do “ódio” à imprensa e das políticas racialistas “característicos” dos governos da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo menos seis questões trariam esses vieses, segundo Magnoli e outros especialistas ouvidos pelo GLOBO. Mas há também quem defenda o tom da prova e relembre trechos com matiz similar já nas primeiras edições do exame, como o de 1998, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Leia mais...

As escolas católicas e a perenização das lendas negras antieclesiais

Por Paulo Vasconcelos Jacobina

Na semana passada, meu filho adolescente me abordou com o texto de sua prova simulada nas mãos. Ele estuda numa escola católica, ressalte-se, o que não necessariamente torna mais fácil a luta para que ele não perca a fé diante da forma com que as disciplinas de história, literatura e ciências são muitas vezes apresentadas pelos professores. Mas as questões que narro a seguir teriam o mesmo viés, ainda que a escola não fosse católica.

Leia mais...

Assista às palestras do 1º Congresso Nacional sobre Doutrinação Política e Ideológica nas Escolas

O 1º Congresso Nacional sobre a Doutrinação Política e Ideológica nas Escolas, promovido pela Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) e pelo ESP, foi um sucesso.

Para assistir ao congresso, clique AQUI. Rolando um pouco a página, você encontrará os links para cada uma das palestras.

Contamos com a ajuda de todos para divulgar o evento.

Carta de um aluno

 Por Olavo de Carvalho

Professor,

Sou aluno do Curso de Ciências Sociais da (...). Admiro seu trabalho há um ano e estou amadurecendo a ideia de me tornar aluno do Seminário de Filosofia, o que me impede é o tempo. Hoje, na aula de História Moderna, uma colega minha expôs para toda a turma a minha admiração pelo seu modo de pensar, prontamente os colegas começaram a me olhar com olhar de reprovação.

Leia mais...

Os fascistas de esquerda e o professor sem noção

Por Miguel Nagib

Um dos episódios mais comentados da semana foi, certamente, o que está registrado no vídeo abaixo:

Trata-se da invasão de uma sala de aula da Faculdade de Direito da USP, ocorrida no momento em que o professor de Direito Administrativo Eduardo Lobo Botelho Gualazzi lia para seus alunos um artigo no qual expressa suas convicções políticas e ideológicas e defende a revolução/golpe/contragolpe de 1964 (uma cópia do artigo encontra-se neste link).

Leia mais...

Debate sobre a proposta curricular de SC: professora dá aula de liberdade a deputada petista

No vídeo abaixo, a jovem e combativa Prof.ª Ana Caroline Campagnolo desmonta a fala indecorosa da deputada petista Luciane Carminatti, que reconheceu e defendeu a sujeição da proposta curricular de Santa Catarina ao marxismo.

Pagina 1 de 2

 


Tomatadas

O Blog do Diniz


De olho no livro didático

Blog do Prof. Orley


Não deixe que seu professor faça isso com você.


Denuncie!


Enfim, o tema musical da educação brasileira



Biblioteca Politicamente Incorreta

O-Guia-politicamente-incorreto-da-história-da-América-Latina


 

Popular

Novidades

Contato

Nome
E-mail
Título
Mensagem
Digite o Código